terça-feira, 6 de outubro de 2009

Dia Nacional dos Castelos

O antigo castelo de Seia (séc. XI)

Reconstituição imaginária do castelo de Seia pelo artista senense Tavares Correia

Há quem não saiba que Seia teve um castelo. Foi mandado construído em 1055, ainda Portugal não existia, a mando de Fernando "o Magno". O encarregado da obra foi o cavaleiro galego Pedro de Cêa, mas o seu nome nada tem a ver com a origem do nome de Seia, que também se escreveu assim (Cêa) antigamente.
O castelo de Seia era um dos mais antigos e importantes castelos da raia medieval - a fronteira que separava o território cristão das terras ocupadas pelos mouros. Em 1132, o castelo foi reconstruído por D. Afonso Henriques, que deu a Seia o primeiro foral em 1136.
.
Nesse tempo (séc. XII), as Terras de Seia estendiam-se desde Pinhanços a Avô e incluíam a actual Oliveira do Hospital.
.

Vista de Seia - e zona do castelo - antes das Invasões Francesas (litografia do artista senense Lucas Marrão)

Ao longo dos séculos, o castelo foi sofrendo estragos, por falta de uso, e as suas pedras foram utilizadas na construção de casas da povoação, actual centro histórico da cidade de Seia, que foi pilhado e incendiado em 1807, pelas tropas francesas que invadiram Portugal.

No final do século XIX, as pedras que restavam do castelo foram utilizadas na construção do muro e acesso à Igreja Matriz, entretanto construída no alto do outeiro.

Construção do muro e ruínas do castelo - 1900

Hoje, apenas restam pedaços da antiga muralha medieval.
.

Bibliografia: Monografia de Seia, J. Q. Bigotte, Seia, Ed. Autor; História de Seia, Eugénio Silva, Lisboa, Âncora Editora.